3º Encontro de Mulheres Petroleiras da FUP começa nesta terça-feira em Campinas

A partir desta terça-feira, 12, até quinta-feira, 14 de maio, petroleiras de diversas bases da FUP se reúnem em Campinas, São Paulo, para debater a agenda nacional das trabalhadoras do Sistema Petrobrás e as lutas das mulheres na atualidade. Com o tema “Sempre estivemos na luta”, o 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP discutirá reivindicações, planos de luta e formas de organização. A solenidade de abertura contará com a participação de dirigentes da FUP e de seus sindicatos, da CUT, da CTB, da CNQ, além de outras lideranças sociais femininas.

Organizado pelo Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras, criado em 2012, o Encontro tem sido essencial para debater não só questões relacionadas ao mundo do trabalho, como, principalmente, a luta pelo empoderamento das mulheres na sociedade, na política e no sindicalismo. “A sociedade patriarcal e a história fizeram com que a ordem masculina fosse construída, estabelecida e reproduzida através dos tempos. A diferença entre homens e mulheres foi reforçada no âmbito das relações sociais. Essa distinção, principalmente dos corpos, fez com que a mulher, desde os primórdios, sempre fosse vista como um ser “invisível”, no sentido de ser considerada desprovida, tanto de capacidade intelectual, quanto de capacidade física”, ressalta o Coletivo de Mulheres da FUP, na convocatória do Encontro.

FIQUE DE OLHO

O 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP será realizado de 12 a 14 de maio, na sede Campinas do Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo e terá também atividades na Replan. A programação completa do evento pode ser acessada na página da FUP e dos sindicatos petroleiros. Maiores informações e inscrições devem ser solicitadas através do e-mail:  [email protected]

Fonte: FUP