11 dirigentes sindicais detidos no Recife. Cidade está parada

Em Recife, 11 dirigentes sindicais foram detidos pela polícia por fazerem manifestação no Porto de Suape, na região metropolitana de Recife. O complexo portuário participa das paralisações deste 29 de maio desde as primeiras horas da manhã. Entre os detidos, José Cavalcante, diretor da CUT e secretário de Finanças do Sindicato dos Metalúrgicos de Recife.

“Não adianta nada prender dirigente. Isso só vai intensificar muito mais nossa mobilização”, diz o presidente da CUT-PE, Carlos Veras. A CUT estadual já está tomando as medidas legais necessárias para liberação dos detidos.

A CUT-PE divulgou nota de repúdio à ação da PM e do governador.

O metrô e os ônibus em Recife estão totalmente parados desde as primeiras horas da manhã. O metrô deve voltar entre 16h e 20h, mas conduzidos por funcionários administrativos, segundo a assessoria da CUT-PE. “A cidade está inteira envolvida na mobilização”, diz Veras.

Bancários, trabalhadores do Incra e os servidores do INSS também cruzaram os braços, fechando os principais pontos de atendimento na cidade.

Os professores da rede pública estadual voltaram hoje à greve, e realizam manifestação diante da assembleia legislativa na parte da tarde, às 14h. E haverá protesto em frente da federação das indústrias do estado, no mesmo horário. As universidades públicas estão paradas

O Sintep, que representa os professores, sofreu nesta semana intervenção do Tribunal de Justiça, que bloqueou as contas bancárias da entidade, sob pressão do governador Paulo Câmara (PSB). “Aqui o Judiciário é uma correia de transmissão do governador. Isso é uma vergonha”, diz o presidente da CUT-PE.

Fonte: CUT