10ª Plenafup: Acompanhe a programação desta sexta

Arte: Comunicação da FUP

A 10ª Plenária Nacional da FUP (Plenafup) prossegue nesta sexta-feira, 13, com três mesas temáticas que são estratégicas para a categoria petroleira. As mesas da manhã e da tarde terão transmissão ao vivo pelos canal da FUP no Youtube. Já a última mesa do dia, prevista para acontecer entre as 18h e 20h, será restrita aos petroleiros inscritos na Plenafup.

O debate que mobilizará as delegações e convidados na manhã desta sexta tem como tema “Reconstruir a Petrobrás é possível: Propostas da FUP para o setor de óleo e gás nacional”. A mesa será entre as 10h e 12h, com mediação dos petroleiros Mário Dal Zot (Sindipetro PR/SC) e Míriam Cabreira (Sindipetro RS).

Para discutir caminhos para a reconstrução da estatal petroleira, foram convidados o senador Jean Paul Prates (PT/RN), da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Petrobrás, e o ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, que integra a equipe de pesquisadores do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep).

Na parte da tarde, entre às 15h e 17h, o debate tem como tema “Dialogar e mobilizar na diversidade para sustentar a reconstrução e transformação do Brasil”. Essa mesa também terá transmissão ao vivo pela internet e mediação dos petroleiros Cibele Vieira (Sindipetro SP) e Marcello Bernardo Sá (Sindipetro Duque de Caxias).

Foram convidados o pastor Henrique Vieira, professor e militante dos Direitos Humanos; Ana Flávia Marx, jornalista, doutoranda e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA/USP e do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé; Jordana Dias Pereira, socióloga e coordenadora do Núcleo de Opinião Pública, Pesquisa e Estudos.

A programação desta sexta se encerra com a última mesa temática da 10ª Plenafup, que será realizada entre as 18h e 20h, e discutirá as propostas da FUP para os entraves do Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás. Para falar sobre Teletrabalho, HETT, Banco de Horas, Fórum de Efetivos, Tabelas de Turno e AMS, foram convidados o economista Cloviomar Cararine, responsável pela subseção do Dieese na FUP, e o advogado Adilson Siqueira, da Assessoria Jurídica da FUP. Junto com eles, estará na mesa o coordenador geral da Federação, Deyvid Bacelar. A mediação será feita pelos petroleiros Patrícia Jesus Silva (Sindipetro ES) e Paulo Neves (Sindipetro AM).

Acesse aqui a cobertura completa da 10ª Plenafup

[Da imprensa da FUP]