Categoria petroleira ultrapassa quórum em eleição do Sindipetro Bahia e elege nova diretoria

Chapa Democracia, Mobilização e Luta foi eleita com 99,6% dos votos para dirigir a entidade no quadriênio 2024-2028

[Da comunicação do Sindipetro Bahia]

Já era final da sexta-feira 21 de junho, quando a comissão eleitoral concluiu a apuração dos votos e declarou o fim das Eleições Sindicais do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia – 2024. A chapa única Democracia, Mobilização e Luta, composta por 45 petroleiros e petroleiras, entre ativos e aposentados, do Sistema Petrobras e do Setor Privado de Petróleo, saiu vitoriosa com 3.389 (99,6%) votos.

A eleição que foi realizada de 14 a 21 de junho, ocorreu de forma tranquila e dentro das expectativas da categoria e da direção da entidade. Os pontos de votação foram estrategicamente planejados para atender a categoria em todas as bases do estado e também àqueles que estavam em trânsito, através da opção de voto itinerante.

Na votação, o quórum foi ultrapassado em 36,5% demonstrando a atenção da categoria para o processo eleitoral e a garantia da democracia operária.

Cibele Vieira, Coordenadora do Sindipetro Unificado de São Paulo e diretora da FUP, fez parte da comissão eleitoral e esteve na sede do Sindipetro Bahia para acompanhar a contagem dos votos e garantir a transparência do processo.

“O resultado expressivo da eleição mostra que o sindicato tem uma representatividade forte na base, que as pessoas querem votar naquela direção. Nós, como federação, estamos aqui para acompanhar, fortalecer o processo eleitoral e garantir que tudo seja feito conforme o estatuto”, explicou Cibele.

A Coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, considerou essa eleição um marco na história da entidade. “A categoria atendeu o nosso chamado, foi às urnas e mostrou que tem voz e poder de escolha, o que nos deixa muito satisfeitos e com a sensação de que o Sindipetro Bahia tem o prestígio dos trabalhadores e trabalhadoras”, exaltou Bete.

A cerimônia de posse da nova diretoria está prevista para ser realizada em julho. A expectativa é de que a nova gestão traga renovação e mais avanços para a categoria.

Saiba mais aqui sobre a nova diretoria.