V CONFUP

Introdução V CONFUP

Mais de 300 delegados participaram do 5º CONFUP, realizado entre 23 e 25 de julho de 1999, na Praia do Leste, no Pontal do Paraná. Os petroleiros fizeram uma homenagem ao MST do estado do Paraná pela coragem e resistência à operação de guerra promovida durante 60 dias pelo então governador Jaime Lerner na repressão às manifestações de protesto dos trabalhadores sem-terra contra o governo FHC. Um dos encaminhamentos deste Congresso foi a participação da categoria no Fórum Nacional de Luta por Terra, Trabalho e Cidadania (movimento integrado pela CUT, MST, CMP, UNE, CNBB, entre outras instituições).

Os delegados definiram como principais ítens da pauta das campanha reivindicatórias dos petroleiros da Petrobras reposição da inflação e das perdas salariais acumuladas no Plano Real; reintegração dos trabalhadores demitidos nas greves de 1994 e 1995, garantia no emprego; igualdade de direitos entre novos e antigos trabalhadores da Petrobras, entre outros.

Relatório V CONFUP

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) foi criada em 1994, fruto da evolução histórica do movimento sindical petroleiro no Brasil, desde a criação da Petrobrás, em 1953. É uma entidade autônoma, independente do Estado, dos patrões e dos partidos políticos e com forte inserção em suas bases.

Instagram