II CONFUP

Introdução II CONFUP

Com a participação de 340 delegados, o segundo CONFUP foi realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 26 a 28 de julho de 1996.

Além de escolher a nova diretoria da FUP, reelegendo Antônio Carlos Spis para a coordenação da Federação, os petroleiros presentes ao encontro definiram a pauta de reivindicações a ser apresentada à Petrobras, estabelecendo como um dos focos principais a reintegração de todos os demitidos nas greves de 1994 e 1995 e dos trabalhadores anistiados durante o governo Itamar Franco.

Esse Congresso defendeu ainda a liberdade de organização sindical, a participação da categoria na campanha da CUT de redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o combate às reformas neoliberais de FHC e a unificação das campanhas salariais das categorias com data-base no segundo semestre do ano.

Relatório II CONFUP

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) foi criada em 1994, fruto da evolução histórica do movimento sindical petroleiro no Brasil, desde a criação da Petrobrás, em 1953. É uma entidade autônoma, independente do Estado, dos patrões e dos partidos políticos e com forte inserção em suas bases.

Instagram