I CONFUP

Introdução I CONFUP

O primeiro Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros ocorreu de 11 a 13 de agosto de 1995, na cidade de Serra Negra, em São Paulo, com a presença de mais de 300 petroleiros.

Os trabalhadores defenderam a realização de uma greve geral contra o arrocho salarial e o projeto neoliberal de Fernando Henrique Cardoso. Como políticas específicas, a categoria definiu, entre outras ações, a realização de uma campanha nacional de manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores da Petrobrás junto à AMS (sistema de assistência médica da empresa).

Os petroleiros também defenderam a implementação de uma ação sindical em relação ao processo de terceirização e redução de efetivo, frente ao projeto de reestruturação da Petrobrás, além de definir o lema "Acordo é para ser cumprido", como eixo central da campanha reivindicatória dos trabalhadores da estatal.

Relatório I CONFUP

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) foi criada em 1994, fruto da evolução histórica do movimento sindical petroleiro no Brasil, desde a criação da Petrobrás, em 1953. É uma entidade autônoma, independente do Estado, dos patrões e dos partidos políticos e com forte inserção em suas bases.

Instagram