Graça Foster: ‘Petrobrás tem condições de assumir 100% de Libra’

alt

alt

FUP

A FUP e seus sindicatos acompanharam no último dia 18 a audiência pública no Senado, onde a presidenta da Petrobrás foi sabatinada pelos parlamentares sobre a espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e os reflexos disso para o leilão de Libra. Ao longo de toda a sua fala, Graças Foster deixou claro a importância do campo de Libra para a companhia e o sentimento dos trabalhadores da empresa contrários ao leilão. A imprensa e a maioria dos senadores, no entanto, ignoraram essas informações relevantes, repercutindo apenas as declarações da presidenta de que a espionagem sofrida pela empresa não coloca em risco dados estratégicos do pré-sal.

 “Temos uma estima absoluta por Libra, que é muito valiosa para a Petrobrás”, ressaltou Graça, frisando que a empresa “tem condições técnicas e estruturais de assumir 100% do campo”. A presidenta foi além: “A Petrobrás sabe melhor do que qualquer outra empresa como explorar Libra porque fomos nós quem descobriu o campo, a mais de seis mil metros de profundidade. Eu não conheço nenhuma outra empresa que esteja tão preparada quanto a Petrobrás para fazer Libra acontecer”. Graça Foster esclareceu também que “o sentimento dentro da companhia é de que o leilão de Libra é desejo do governo e não da Petrobrás”.

Cala a boca Magda!

Para leiloar Libra, custe o que custar, a diretora da ANP, Magda Chambriard, não mede palavras, nem tem papas na língua. Quando esteve na Europa e no Estados Unidos, atraindo as petrolíferas multinacionais para o leilão, ela assumiu totalmente o seu papel de entreguista. Entre as declarações mais célebres da diretora da ANP estão a referência ao “potencial inimaginável de Libra” e a importância dos gringos caírem de boca nessa mamata. “Libra é tão melhor que Tupi”, disse ela certa vez, ressaltando que “se as empresas brasileiras falharem, esse espaço será ocupado pelas estrangeiras”. Agora, a língua afiada de Magda é para desmobilizar os que lutam pelo cancelamento do leilão de Libra. Em seu depoimento no Senado, no último dia 17, na CPI da Espionagem, a diretora da ANP soltou a seguinte pérola: “Só um espião paranormal conseguiria roubar as informações do setor”. CALA A BOCA, MAGDA!