FUP cobra extensão para todo o Brasil do atendimento presencial dos novos programas PASA e Cuidar

As repreentações sindicais ressaltaram a importância do retorno dos programas voltados para a prevenção da saúde e diagnósticos precoces, mas reforçaram que a qualidade do atendimento da AMS deve ser garantida a todos os beneficiários, independentemente da região onde residam

[Da imprensa da FUP]

Os dirigentes da FUP e dos sindicatos participaram nesta sexta-feira, 19, de reunião com representantes da Petrobrás Saúde para tratar da qualidade dos atendimentos da AMS voltados para a saúde dos aposentados e pensionistas, como é o caso do novo PASA, e demais beneficiários que demandam atenção primária e estão abrangidos pelo Programa Cuidar.

A FUP ressaltou a importância do Acordo Coletivo de Trabalho ser um instrumento de fortalecimento da AMS, garantindo conquistas, como o retorno dos programas voltados para a prevenção da saúde e diagnósticos precoces, mas reforçou a necessidade de melhoria da qualidade do atendimento do plano de saúde.

Uma das principais cobranças foi o atendimento presencial destes programas em todo o território nacional, já que hoje são restritos à cidade de São Paulo, com previsão de extensão também para os municípios do Rio de Janeiro e Salvador até o final do ano.

A Petrobrás Saúde informou que o atendimento presencial Programa Cuidar está disponível também para realização de exames específicos em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador para beneficiários entre 18 e 70 anos que façam acompanhamento de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia, entre outros problemas crônicos de saúde. O programa também prevê atendimento domiciliar presencial para beneficiários acima de 60 anos que residam nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju e Salvador.

No entanto, tanto no PASA, quanto no Programa Cuidar, os serviços de saúde e o acompanhamento médico (inclusive na área de saúde mental) para os beneficiários de outros municípios só são disponíveis de forma remota, o que restringe a sua abrangência, impactando diretamente na qualidade do atendimento.

Os dirigentes da FUP e dos sindicatos enfatizaram a importância da extensão do atendimento presencial para todo o território nacional, contemplando, assim, todos os beneficiários da AMS, independentemente da região onde residam.