4 anos de luta

FUP e Petrobrás aceleram negociação para retorno dos trabalhadores da Fafen PR

Objetivo é chegar a um acordo nas próximas semanas para que seja apresentado na audiência de conciliação no TST, que está prevista para acontecer no início de maio

[Da imprensa da FUP]

Após quatro longos anos de espera, os trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) estão cada vez mais próximos de recuperarem seus empregos de volta. Logo após a diretoria da Petrobrás aprovar as primeiras medidas para retirar a fábrica do processo de hibernação, dirigentes e assessores da FUP e do Sindiquímica Paraná se reuniram nesta quinta-feira, 18, com representantes da empresa e da Araucária Nitrogenados (ANSA) para avançar nas negociações sobre o modelo de recontratação dos trabalhadores.

Em fato relevante divulgado ontem à noite, a Petrobrás informa que a diretoria aprovou por unanimidade “a negociação com ex-empregados, e junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), dos termos da contratação; e o início dos trâmites para contratação de serviços de manutenção e materiais críticos relativos à retomada da planta industrial”.

Leia também: Petrobrás bate o martelo e decide reabrir a Fafen-PR

O Ministério Público do Trabalho do Paraná ingressou em 2020 com uma Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho, reivindicando dano moral coletivo pelas arbitrariedades cometidas pela ANSA, subsidiária da Petrobrás, durante a demissão em massa dos trabalhadores da Fafen-PR. O Sindiquímica PR ingressou no processo como terceiro interessado.

Leia também: FUP cobra urgência da Petrobrás na reabertura da Fafen-PR

Em audiências de conciliação no TST, as partes vêm discutindo um acordo para recontratação dos petroquímicos, como reparação às injustiças cometidas e devido ao elevado grau de experiência e conhecimento que eles têm da planta. Parecer técnico apresentado pelo Sindiquímica à Petrobrás reforça que esta seria a melhor forma de garantir a segurança de todo o processo de retomada da fábrica de fertilizantes, desde a desibernação até a entrada em operação.

Na reunião desta quinta com a empresa, os dirigentes sindicais da FUP e do Sindiquímica PR avançaram no processo de negociação sobre o modelo de contratação que será discutido na audiência com o TST. O objetivo é chegar a um acordo nas próximas semanas para que seja apresentado na audiência de conciliação, que está prevista para acontecer no início de maio.

Leia também:

» Petrobrás mantém fábrica de fertilizantes fechada mesmo com aumento da demanda de insumos pela agricultura

» 4 anos sem a Fafen-PR: histórias de luta, superação e esperança